ADVOGADOS NETWORKING

A rede social dos advogados

Esse tópico é para o debate de como novas tendências virtuais podem colaborar para o direito e para a advocacia.

Seguindo a linha de Juristas do Futuro, acredito que não só os blogs, mas as redes sociais e as diversas manifestações de web 2.0 podem ser benéficas aos advogados num âmbito profissional. E você, o que acha? Qual a sua experiência?

Seguem 2 artigos (publicados na BusinessWeek) indicados pelo Marco Antônio Gonçalves (do Gonçalves & Gonçalves Mkt Jurídico) que valem a leitura e reflexão:
Beyond Blogs
The (virtual) global office

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou começando a ler a este respeito para discutir!

Abraços.

Responder esta

Olá, pessoal.

Em primeiro lugar, obrigado Suzana por iniciar este tópico, de grande importância. Falando em tecnologia na advocacia, há um post sobre o uso de smatphones por advogados (ver o post aqui, do blog Cotidiano Jurídico). E a Suzana tocou no ponto essencial: a experiência. E o post que mencionei, de autoria de Josluza Fiorani, fala exatamente de aplicações reais de tecnologias na advocacia.

Então surge mais uma questão, além das que Suzana propôs: onde podemos achar exemplos práticos de uso de tecnologias na advocacia?

Já pensei em alguns exemplos, mas adiciono depois, certo?

Responder esta

Suzana,

Vou me arriscar (como sempre!):

O Second Life, na minha opinião é um morto-vivo... já deu o que tinha que dar no Brasil, não passou de uma chuva de verão. Como jogo é ruim, lento e precisa de um computador caro para funcionar, como rede social nem fez sombra para o Orkut.

Quando forem lançados o novo The Sims 3 e o Home (da Sony) será enterrado de vez.

Orkut é terreno fértil para advogados jovens e espertos, que consigam criar uma reputação na rede, mas ela ainda deve amadurecer, na verdade seus usuários devem amadurecer, ainda rola muita bobagem e muito "fake".

Mesmo assim, já tem muito trabalho jurídico escondido nas suas páginas!!!

Blogs, acho que os advogados ainda não entenderam que não é um espaço para a tese de mestrado deles, nem para uma dissertação ou monografia.

É um espaço dinâmico e com muita concorrência... se você fizer textos longos demais - tá fora!

Se escrever o mesmo que os outros estão escrevendo - tá fora!

Se não fizer algo criativo, prático e objetivo - nem perca seu tempo, aliás, não nos faça perder o nosso tempo lendo "blá, blá, blá" ou "juridiquês".

Há muitas outras redes sociais, como Via6 (http://www.via6.com) e MySpace (http://www.myspace.com), o próprio Ning (http://www.ning.com) ou o Peabirus (http://www.peabirus.com.br).

Mas acho que devemos começar pelo "be-a-bá" - Grupos de Discussão, do Yahoo, do Google, etc...

Via de regra, para todos esses ambientes, minha dica é simples:

"Sempre que possível, AJUDE OS OUTROS, com informações ou conselhos úteis, práticos e o mais simples possível e quando precisar de ajuda, peça, de forma simples, direta e franca!"

Bons Negócios!

Rudinei R. Modezejewski
http://www.e-marcas.com.br
http://www.lexperfecta.com.br

Responder esta

Rudinei, concordo que ainda falta um certo letramento digital aos advogados quando o assunto são blogs. Boa colocação de que o blog é um espaço para informações objetivas, de fácil compreensão e de conteúdo relevante. Eis o desafio. Mas a tarefa não é impossível, basta um pouco de dedicação. E aí esbarramos num outro grande problema: e a dedicação, alguém tem tempo para isso? Enfrento o desafio atual de trabalhar a cabeça de alguns advs, para mostrar a importância de uns minutos de dedicação a um bom blog jurídico. Os frutos podem ser valiosos.

E aí acho que você colocou um outro fato relevante. Advogados jovens e espertos já fazem bom uso do Orkut. Isso é um ótimo indício para a new generation, que, de fato, serão os advogados do futuro.

Sobre o Second Life, também tenho minhas dúvidas. Mas uma coisa é certa, o foco de quem usa a rede hoje é mais voltado para um espaço para encontros e reuniões virtuais, do que um espaço para publicidade etc.

Um abraço!

Responder esta

Olá pessoal!

Como estão as reflexões sobre este tópico que a Suzana abriu? Ainda não venho com os exemplos a que me referi acima. Apenas venho dizer que as ferramentas que a internet proporciona hoje para qualquer profissional, em especial os profissionais do Direito, são importantes para o desenvolvimento profissional desses profissionais, mas não só: também há um grande potencial para pequenas (e grandes) mudanças sociais, no sentido de melhoria da qualidade de vida, conscientização a respeito de direitos e mais justiça.

Como isso seria possível? Diariamente os advogados e seus clientes enfrentam grandes desafios que, em grande parte, se devem à falta de comunicação (ou falta de vontade de comunicar-se). São casos comuns e simples, cotidianos, de recusa a uma conversa franca, a uma tentativa de acordo, a fazer as pazes, a fazer concessões para uma convivência pacífica. Esta rede aqui, tem reunido profissionais e possibilitado o canal direto entre eles. Mais do que estabelecer contatos e fomentar debates, parece ser possível, aos poucos, incentivar uma cultura jurídica mais inteligente, mais precisa, mais integrada aos ideais tão sonhados pelos juristas através dos séculos.

Um abraço a todos!

Responder esta

Olá Suzana.

Vejo os blogs e outras ferramentas um auxilio muito grande principalmente àqueles que querem tornar-se conhecidos. Muitos Escritórios hoje esperam que o candidato insira em seu curriculum os seus artigos publicados, ou seja, não somente sua monografia ou especialidade na pós, mas querem ver o quanto o candidato é criativo e tem capacidade de escrever sobre determinado tema, pondendo ser o tema útil para aquele Escritorio.

Em segundo o lugar é interessante pelo fato de manter este profissional antenado, quando ele cria uma rotina de escrita e leitura. Hoje não basta ler jornal, temos quer ler e dispôr nossas opiniões. Esta é a grande facilidade que a rede mundial de computadores nos presenteia.

Outras ferramentas como as redes sociais, seconf life, facebook, enfim, todas contribuem para isso, mas poucas são eficazes, pois acabam desviando sua finalidade.

Responder esta

Já me manifestei em certa ocasião que a Internet é um fenômeno sem precedentes na história da humanidade. Ela modificou a forma com que nos comunicamos, potencializou a troca de informações e o alcance da personalidade individual humana. É certo também que a Internet banalizou muitas coisas, popularizou tantas outras e criou não poucos hábitos novos.

Particularmente tenho um Twiiter mas ainda não consegui achar uma utilidade real para ele, em termos profissionais. Tenho um perfil no Orkut e participo de duas comunidades de advogados, acho-as interessantes. Tenho um Palm mas é difícil colocar as lei ali hein! Eu sei q existe um Vade Mecum para IPhone...

Eu acredito que ainda há muito a ser feito... minha profissão anterior era de técnico em informática, então não costumo me encantar com estas coisas, embora já tenha percebido que a maioria dos advogados tem dificuldades com TI.

Responder esta

RSS

Sobre

Gustavo D'Andrea Gustavo D'Andrea criou esta rede social no Ning.

Badge

Carregando...

© 2009   Criado por Gustavo D'Andrea no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Clicky Web Analytics
Clicky Web Analytics